O hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro, confirmou nesta quinta-feira o primeiro caso de dengue hemorrágica do ano na Zona Sul da cidade. A vítima é uma mulher de 31 anos, moradora do bairro Humaitá, que ficou internada do dia 1o deste mês até esta quarta-feira, quando teve alta.
Em 2007, dois casos de dengue hemorrágica foram confirmados no município do Rio, ambos na zona Oeste. A região é a que registra o maior número de casos dengue desde janeiro: 2.537. Na zona sul, no mesmo período, a doença acometeu 614 pessoas.
O total de casos na cidade chega a 4.530, número 52% menor que o registrado no mesmo período do ano passado (8.557).
Segundo o superintendente em Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde, Victor Berbara, a confirmação da dengue hemorrágica na zona Sul não aponta para o aparecimento de um surto na região. O caso ainda não foi notificado à secretaria estadual.
- A gente ainda vai investigar, porque a vítima pode ter sido contaminada em outra moradia, no trajeto ou em seu local de trabalho. Ainda é muito cedo para dizer se foi mesmo na zona Sul o local da contaminação -, disse Berbara.
Mesmo com a diminuição no número de casos entre 2006 e 2007, o alerta para a população continua.
- Além disso, devem facilitar o acesso dos agentes de saúde às residências. Na Zona Sul, as pessoas resistem um pouco à entrada desses agentes nas casas ou nos locais de trabalho. Mas a dengue não escolhe classe social, o mosquito ataca todo mundo -, explicou.
Dengue: Rio registra primeira vítima de dengue hemorrágica
Quinta, 05 de Abril de 2007 às 17:06, por: CdB