Rio de Janeiro, 30 de Janeiro de 2026

Dengue está sob controle no Rio, diz ministro

Quinta, 14 de Junho de 2007 às 15:04, por: CdB

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta quinta-feira que os casos de dengue estão sob controle no estado do Rio e que não oferecem riscos para a população durante os Jogos Pan-Americanos. Segundo Temporão, uma equipe externa, composta por especialistas de outros países, está avaliando as estratégias utilizadas pelo ministério para combater a doença.

Ele destacou, no entanto, que a solução efetiva depende da mobilização diária da população. De acordo com dados da Secretaria municipal de Saúde, somente neste ano, já foram registrados cerca de cinco mil casos da doença na cidade. 

- Pedi essa avaliação para ver se os R$ 500 milhões gastos por ano pelo ministério para o combate à doença estão sendo bem empregados e se a nossa estratégia está correta. A política está dando resultados, mas é preciso haver uma grande mobilização popular permanente. Todo dia de manhã, o brasileiro tem que pensar: 'Hoje eu já fiz o que tinha que fazer em relação à dengue?' -, enfatizou Temporão.

Temporão informou que uma equipe de agentes sanitários atua no entorno dos locais de provas dos Jogos Pan-Americanos e que o ministério está monitorando todo o processo.

Segundo ele, os casos de rubéola no estado também estão dentro dos parâmetros previstos. O ministério promoveu, no fim do mês passado, no Rio de Janeiro, uma campanha de vacinação em homens e mulheres entre 20 e 34 anos.

Desde o início do ano, já foram confirmados aproximadamente 1,1 mil casos de rubéola no Rio. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, este é o maior número de registros da doença nos municípios fluminenses desde que a vacina tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) começou a ser aplicada em larga escala, em 1996.

- Estamos avaliando os resultados, mas também acho que está controlado -, afirmou o ministro.

Tags:
Edições digital e impressa