O Conselho Indígena de Roraima divulgou carta de repúdio à forma como os representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário tratam as reivindicações dos povos do estado. A demora na homologação da reserva Raposa Serra do Sol está entre as principais reclamações dos índios.
- A demarcação das terras indígenas ficou vulnerável à pressão de grupos econômicos e políticos que se utilizam da violência e de parlamentares para fazer lobby - acusa a carta, co-assinada pela Associação dos Povos Indígenas de Roraima e pelas organizações das Mulheres e Professores Indígenas de Roraima.
Na última semana, a desembargadora Selene Maria de Almeida, do Tribunal Federal da 1ª Região, concedeu liminar contrária à homologação contínua dos 1,7 milhão de hectares da terra indígena Raposa Serra do Sol. A decisão diminui a reserva em quase 20%, excluindo áreas como municípios, vilas, plantações de arroz e um parque nacional.
Demora na demarcação de terras é criticada pelo Conselho Indígena de Roraima
Sexta, 21 de Maio de 2004 às 00:22, por: CdB