O Democratas decidiu nesta terça-feira pedir abertura de processo no Conselho de Ética contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pela suposta participação dele em veículos de comunicação alagoanos adquirida por meio de laranjas. A decisão foi tomada em reunião da bancada de senadores do partido nesta tarde.
O presidente do Democratas, Rodrigo Maia (RJ), disse que a representação solicitando a abertura do processo será entregue ainda nesta terça na Mesa Diretora do Senado, que se reúne em outro dia para avaliar se envia ou não o pedido ao Conselho de Ética. O partido pretende ainda conversar com o PSDB para convidá-lo a compartilha a assinatura do documento.
- A decisão de representar já está tomada. Vamos apenas aguardar a decisão do PSDB. Se o partido quiser, assinaremos juntos, senão, vamos representar sozinhos - disse o líder do partido no Senado, José Agripino (RN). Os senadores do PSDB decidem ainda nesta tarde a posição do partido sobre o assunto.
O partido decidiu também obstruir as votações com Renan na presidência. Mas essa postura ainda será discutida por Agripino com outros partidos, para avaliar se há risco de comprometimento de matérias importantes que estão na pauta, como medidas provisórias e a lei geral da micro e pequena empresa.