Depois da desistência do deputado Odílio Babinotti (PMDB-PR), o presidente Luis Inácio Lula da Silva busca um novo nome, com o PMDB, para o ministério da Agricultura. Cinco nomes foram apresentados a Lula pelo presidente do partido, Michel Temer. São eles; Waldemir Moka (MS), Tadeu Filippelli (DF), Eunício Oliveira (CE), Fernando Diniz (MG) Reinhold Stephanes (PR) .
O PMDB teria sondado o ex-deputado federal Delfim Neto, nesta segunda-feira, que rejeitou uma possível indicação. Em 1979, durante o governo militar do presidente João Figueiredo, Delfim chegou a ser o titular da pasta da Agricultura. Antes, nos governos Costa e Silva e Médici, o ex-deputado federal comandou o Ministério da Fazenda .
Ainda indefinidos
A pasta do Turismo foi oferecida à ex-prefeita Martha Suplicy, que a aceitou, em reunião com o presidente Lula. Com a entrada de Martha, o PT ficará quase do mesmo tamanho no governo: tinha 16 e ficará com 15 dos 34 ministérios. O ministério foi o presente de aniversário para Marta, que completou 62 anos neste domingo.
Até agora, Lula não encontrou um substituto para o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, que pediu para sair. No Desenvolvimento Agrário, Lula tanto pode optar pela manutenção do petista Guilherme Cassel como acolher a indicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que quer Manoel José dos Santos.