Policiais militares do 12º BPM (Niterói) prenderam na madrugada de terça-feira o delegado da 50ª DP (Itaguaí), Carlos Eduardo Hertal, e o agente do Departamento do Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro (Desipe), Marcelo Carvalho de Oliveira, que se apresentava como delegado. Eles são acusados de praticar assaltos e serem agressivos durante blitzes não autorizadas, em Icaraí e no Centro de Niterói, cidade da Região Metropolitana.
Os dois foram levados para a 78ª DP (Fonseca), onde agrediram soldados verbalmente e foram reconhecidos por vítimas, e encaminhados para a Corregedoria da Polícia Civil, a pedido do secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.
Motoristas parados
De acordo com a PM, o delegado, o agente e mais dois homens, que seriam policiais civis e conseguiram fugir, abordaram um táxi por volta das 23h desta segunda-feira, na Avenida Roberto Silveira, próximo ao Campo de São Bento, em Icaraí. Eles teriam assaltado o motorista e, com a chegada da PM, disseram que se tratava apenas de uma revista de rotina, que o carro era suspeito de transportar drogas.
Pouco depois, segundo a polícia, no mesmo local, a Picape de um supervisor de vigilância também foi parada. O delegado e os comparsas teriam roubado os documentos do motorista e R$ 70 em espécie. A terceira vítima teria sido um dentista abordado no Centro da cidade.
Confusão em termas
Os assaltantes só foram presos quando se envolveram em confusão em uma casa noturna na Rua da Conceição, no Centro. Eles estavam visivelmente embriagados e chegaram a quebrar as câmeras de segurança do local. A PM foi chamada, dois comparsas fugiram e o delegado e o agente de Desipe foram levados para a 78ª DP (Fonseca). Na delegacia, eles foram reconhecidos pelo motorista da Picape que teve os documentos e R$ 70 supostamente roubados. O material, no entanto, não foi encontrado.
Pistola ilegal
Foram apreendidos com eles o Santana verde LAJ 0035, com giroscópio acoplado, duas pistolas e um revólver. De acordo com a polícia, uma das pistolas estava acautelada na 50ª DP (Itaguaí) com a numeração raspada e era usada ilegalmente pelo delegado.
O coordenador de delegacias do interior, delegado Juarez Alberto knauer, vai assumir as investigações.