O delegado Pacífico Marques, titular no bairro da Posse, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, informou nesta sexta-feira que já tem a hipótese de falha humana como a mais provável para explicar os motivos do choque entre dois trens ocorrido na quinta-feira na região. O acidente deixou oito mortos e mais de cem feridos.
Segundo o delegado, o interrogatório dos funcionários envolvidos vem indicando que ocorreu falha no controle operacional dos trens.
— Tudo caminha no sentido de que houve falha operacional, ou seja, a responsabilidade criminal seria do condutor da locomotiva que ia da Central do Brasil a Japeri, ou do controlador da central de operações – um dos dois falhou —, disse.
Ele informou ainda que se não houvesse o choque o comboio poderia descarrilar, porque a troca de pista feita pelo outro trem, sem passageiros, deixou um espaço nos trilhos que causaria esse descontrole.
A polícia está percorrendo os hospitais que acolheram feridos, a fim de tomar depoimentos que expliquem melhor o acidente. O laudo policial tem previsão de sair em cerca de 30 dias.
Delegado aponta hipótese de falha humana para colisão de trens no RJ
Sexta, 31 de Agosto de 2007 às 16:07, por: CdB