Rio de Janeiro, 16 de Janeiro de 2026

Defesa Civil alerta para chuva forte em 10 Estados

Sexta, 13 de Abril de 2007 às 13:26, por: CdB

A Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, divulgou, nesta sexta-feira, um alerta de chuva forte, com possibilidade detemporais, enviado a dez Estados de quatro regiões do país. Segundo a Sedec, na Região Norte, áreas de instabilidade dão origem a nuvens carregadas e profundas que provocarão pancadas de chuva no Amazonas e norte de Tocantins. No nordeste e leste do Amazonas, há risco de chuva intensa com descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 e 50 quilômetros horários.

Na Região Nordeste, áreas de instabilidade vindas do oceano formam nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva no Maranhão; no litoral de Sergipe; no litoral e Recôncavo Baianos e no município de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Em alguns momentos, a chuva poderá ser forte, acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento entre 40 e 50quilômetros horários, especialmente no litoral e norte do Maranhão.

No Sudeste, áreas de instabilidade associadas à frente fria no litoral da região formam nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva na Zona da Mata e no sul de Minas Gerais; no centro-sul fluminense e em boa parte do Estado de São Paulo. Em alguns momentos, há risco de temporais com chuva forte, descargas elétricas e rajadas devento entre 50 e 60 quilômetros horários, principalmente no sul, litoral e centro-leste do Estado de São Paulo.

No Sul, neste sábado e domingo, áreas de instabilidade associadas à atuação de uma frente fria na região provocarão pancadas de chuva no Rio Grande do Sul. Há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 quilômetros horários na região. Domingo, a chuva forte, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento,  se estende ao Estado de Santa Catarina.

Persiste no domingo a possibilidade de temporais isolados no nordeste, norte e leste do Rio Grande do Sul. Os alertas enviados à Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram baseados em informações do Centro Nacional de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e o enviado a Santa Catarina, em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas são baseados em informações do Inmet e Cptec.

Tags:
Edições digital e impressa