Para adequação das normas e procedimentos para autorização dos desfiles de blocos no período pré-carnavalesco e de Carnaval, decreto publicado nesta sexta-feira estabelece como período pré-carnavalesco os 30 dias anteriores ao sábado de Carnaval e período carnavalesco o compreendido entre o sábado de Carnaval e o domingo seguinte ao Sábado das Campeãs.
As autorizações para a realização dos desfiles de blocos, bandas e ensaios de escolas de samba serão de responsabilidade da Setur/Riotur, condicionadas ao parecer da CET-Rio e das subprefeituras. Os representantes das bandas e blocos carnavalescos deverão entrar com os pedidos de autorização até o dia 30 de agosto do ano anterior à realização do desfile.
O planejamento do carnaval de rua em 2010 será o tema do seminário Desenrolando a Serpentina, realizado nesta sexta-feira, às 18h, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), no Flamengo, na Zona Sul da cidade. O crescimento dos blocos é um dos principais assuntos que será tratado no encontro, que será gratuito e aberto ao público.
Representantes dos tradicionais blocos carnavelescos Cordão da Bola Preta, Barbas, Simpatia É Quase Amor e Banda de Ipanema participam do evento. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, o secretário de turismo, Antonio Pedro Fiqueira e a presidente da Sebastiana (Associação Independente de Blocos de Rua da Zona Sul, Centro e Santa Teresa), Rita Fernandes, se reunem para trocar idéia com os cariocas e debater propostas para melhorar a organização do carnaval de rua da cidade.
Decreto estabelece normas para o desfile de blocos
Sexta, 08 de Maio de 2009 às 09:33, por: CdB