Rio de Janeiro, 02 de Maio de 2026

Decisão favorável ao casal Garotinho agora vai ao TSE

Sexta, 11 de Novembro de 2005 às 06:47, por: CdB

A acusação vai ingressar, nessa segunda-feira, com recurso contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral que considerou elegível o casal Garotinho. Se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantiver a decisão, Rosinha e Anthony Garotinho vão poder concorrer nas eleições do próximo ano. O parecer favorável aos dois foi decidido na madrugada de sexta-feira com voto de minerva do presidente do TRE do Rio de Janeiro, Marlan Marinho, após empate em três a três dos outros juízes.

No começo do ano, a juíza eleitoral Denise Appolinária havia tornado o casal inelegível por três anos devido a abuso de poder econômico nas eleições em Campos no ano de 2004.

- A decisão foi três a três, então a dúvida está demonstrada. Se há alguma dúvida, ela é pró-réu...Meu voto é a favor daqueles que entendem que a sentença está equivocada - disse Marlan, explicando o seu voto de minerva.

Apesar de o TRE ter acatado o recurso do casal Garotinho, o tribunal manteve uma multa de cerca de 100 mil reais, aplicada contra a governadora, e manteve a inelegibilidade do candidato a prefeito de Campos no ano de 2004 Geraldo Pudim - apoiado pelos Garotinho.

A decisão desta madrugada poderá ser revertida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A acusação já informou que vai recorrer ao TSE para tentar cassar os direitos políticos do casal Garotinho por três anos.

Tags:
Edições digital e impressa