Rio de Janeiro, 21 de Janeiro de 2026

David Bowie reúne filmes latino-americanos em mostra em Nova York

O astro do rock britânico David Bowie apresenta neste mês, em Nova York, um ciclo de filmes voltado para o último século da cinematografia da América Latina e da Espanha durante a primeira edição de um festival cultural. O evento, intitulado David Bowie apresenta 10 filmes latino-americanos e espanhóis dos últimos cem anos, vai reunir longas-metragens clássicos e vanguardistas escolhidos pelo cantor. (Leia Mais)

Quinta, 03 de Maio de 2007 às 14:12, por: CdB

O astro do rock britânico David Bowie apresenta neste mês, em Nova York, um ciclo de filmes voltado para o último século da cinematografia da América Latina e da Espanha durante a primeira edição de um festival cultural. O evento, intitulado David Bowie apresenta 10 filmes latino-americanos e espanhóis dos últimos cem anos, vai reunir longas-metragens clássicos e vanguardistas escolhidos pelo cantor.

Entre eles estão o espanhol O espírito da colméia (1973), de Víctor Erice, e o chileno Machuca (2004), de Andrés Wood.

- Poderia chamar esta seleção de 'Em 100 anos, olhe o que eu encontrei' -, afirmou Bowie.

Organizado pelo novo Festival H&M High Line e pela Cinema Tropical - uma iniciativa promovida pelo cinema latino-americano em Nova York - o ciclo será realizado entre os dias 11 e 17 de maio em um cinema de Manhatan.

Bowie, que além de cantor é compositor, ator, diretor de vídeos e artista plástico, foi um dos fundadores deste festival, organizado a cada ano por uma personalidade diferente.

Para a inauguração, Bowie selecionou seus artistas favoritos no mundo da música, do cinema, da comédia, das artes visuais e das "performances", que se apresentarão entre 9 e 19 de maio em locais próximos ao High Line, uma passagem elevada do metrô que atualmente está fora de uso.
O ciclo de filmes começa no dia 11 de maio com O automóvel cinza (1919), um clássico do cinema mudo mexicano dirigido por Enrique Rosas Priego e cuja exibição será acompanhada de um espetáculo ao vivo da companhia Teatro de Ciertos Habitantes. O filme conta a história "da gangue do automóvel cinza" que aterrorizou a Cidade do México durante a caótica época da revolução.
 
- Historicamente, e apesar da inconstância de produção, a América Latina e a Espanha estão entre as regiões cinematográficas mais ricas do mundo. O cinema latino-americano não começou com Amores Brutos nem com Cidade de Deus -, disse Carlos Gutiérrez, co-diretor da Cinema Tropical.

A lista de filmes selecionada por Bowie inclui o clássico Memórias do subdesenvolvimento (1968), do cubano Tomás Gutiérrez Alea, além do já citado O espírito da colméia, selecionado em uma pesquisa da revista Time Out London como um dos cem melhores filmes do século XX.

Tags:
Edições digital e impressa