Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

CÚPULA DO MERCOSUL INICIA COM AUSÊNCIA DE SEIS PRESIDENTES DO BLOCO

Quarta, 29 de Junho de 2011 às 07:14, por: CdB

ASSUNÇÃO, 29 JUN (ANSA) - A 41ª Cúpula do Mercosul inicia hoje, em Montevidéu, no Paraguai, com a ausência de seis dos dez presidentes dos países-membros do bloco, entre fundadores e associados.
   
Estarão presentes, além do anfitrião Fernando Lugo, os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, do Uruguai, José Mujica e do Equador, Rafael Correa. Dos quatro, apenas Correa representará as nações associadas. Os outros três países são fundadores do bloco.
   
Os mandatários da Argentina, Cristina Kirchner, e da Venezuela, Hugo Chávez, estarão ausentes por razões de saúde. Chávez se recupera, em Cuba, de uma operação na região pélvica.
   
Chile, Bolívia, Colômbia e Peru, todos membros associados, estarão representados por chanceleres, vice-chanceleres ou ministros.
   
O presidente anfitrião, Fernando Lugo, iniciará a sessão às 11h locais (12h no horário de Brasília).
   
A reunião prevê avanços no processo de integração, sobretudo em coordenação macroeconômica, circulação de mercadorias, infra-estrutura e investigação científica.
   
A abertura da Cúpula acontece no Centro de Convenções da Confederação Sul-Americana de Futebol, a 20 quilômetros de Assunção, em meio a uma importante operação de segurança, com três mil militares e forças de segurança paraguaias.
   
Os debates serão inaugurados com uma fala de Lugo, seguida pelo informe do chanceler paraguaio, Jorge Lara Castro, sobre a presidência pro-tempore do país no primeiro semestre.
   
Após as declarações, os três presidentes que participam do evento irão discursar. A sessão segue com o pronunciamento dos representantes das outras delegações e dos convidados especiais, como o chanceler do Japão, Takeaki Matsumoto.
   
Na segunda parte da sessão plenária será aprovada a declaração final da reunião e será oficializada a transferência da presidência pro-tempore ao Uruguai. Logo depois, Lugo e Mujica darão uma coletiva de imprensa.
   
Ao longo da reunião, a presidente da Associação das Avós da Praça de Maio, Estela Carlotto, será declarada Cidadã Ilustre do Mercosul e se tornará a segunda pessoa a receber a distinção. O primeiro foi o escritor uruguaio Eduardo Galeano que a recebeu em 2008. (ANSA)

Tags:
Edições digital e impressa