A presidente da nova TV pública, a ser criada pelo governo federal, será a jornalista Tereza Cruvinel. Para ocupar o cargo, ela deixa as funções de colunista de política do jornal O Globo, e de comentarista da Globo News. A indicação, negociada entre a jornalista e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins, foi confirmada na noite da última quarta-feira.
Ainda não há data para a posse, já que a TV ainda não foi nem mesmo criada. O grupo de trabalho que analisa o formato da TV terá de encerrar os trabalhos nesta semana. Depois disso, a proposta terá de ser apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida provisória que criará a TV, de acordo com a Secom, ainda precisa de ajustes jurídicos.
Apesar da previsão inicial de que ficaria pronta ainda em setembro, o próprio governo ainda não garante nem mesmo um novo prazo. A TV pública deverá usar parte da estrutura que hoje pertence à Radiobrás, a rede de comunicação do governo federal. Uma das definições é que a sede da nova TV será no Rio de Janeiro.