Foi inaugurada nesta terça-feira, em Londres, a exposição "Brasil 40 graus". Durante todo o mês de maio, a tradicional loja Selfridges apresenta a moda e a cultura brasileira através de uma mostra que ocupará toda a loja. O grande destaque da festa de abertura foi a apresentação da réplica do Cristo Redentor, de 13 metros de altura e 2,5 toneladas, doada pela Prefeitura do Rio.
Para chegar à Londres, a réplica, confeccionada em isopor e revestida de fibra de vidro e acabamento em pintura de arte, passou mais de 15 dias navegando pelo Oceano Atlântico e demorou três dias para ser montada na marquise da loja.
Embora o país seja o tema da exposição, o Rio de Janeiro é o grande destaque. Além da imagem do Cristo Redentor, a Prefeitura do Rio levou 20 fantasias do Carnaval carioca, que ficarão expostas no interior da Selfridges, ocupando os principais espaços, e também as vitrines.
E mais: 30 componentes da escola de samba Beija-Flor, entre passistas, bateria e casal de mestre-sala e porta-bandeira, animam os clientes em três apresentações.
Na solenidade, o secretário Especial de Turismo da Cidade, Rubem Medina, representou o prefeito Cesar Maia. Segundo ele, a idéia inicial da Selfridges era fazer uma pequena exposição com artigos típicos do país. Porém, depois de um encontro realizado em outubro do ano passado, que reuniu o secretário, a diretoria de Marketing da loja e representantes da Embaixada do Brasil em Londres, a tímida exposição se transformou em um mega evento.
"Demos várias idéias, como a réplica do Cristo e as fantasias de Carnaval, que foram aprovadas no ato. Em dezembro, os gerentes de Marketing e de Criação da Selfridges estiveram no Rio e visitaram os barracões das escolas para escolher as fantasias. A princípio, seriam dez, mas mediante o encantamento dos gerentes, foram selecionadas 20", explicou Medina.
Cristo Redentor ornamenta Londres no mês de maio
Arquivado em:
Terça, 04 de Maio de 2004 às 13:56, por: CdB