O Real Madrid sofreu em um primeiro tempo difícil até o croata Modric assumir o controle da partida.
Por Redação, com Reuters - de Cardiff, País de Gales
O craque Cristiano Ronaldo, o CR7, compreensivelmente, levou o crédito, com seus dois gols ajudando o Real Madrid a conquistar sua décima segunda taça da Liga dos Campeões. Mas o campeão português foi o primeiro a aplaudir o meio campo Luka Modric. Ele foi fundamental para a vitória diante do Juventus no sábado.
O Real Madrid venceu por 4 a 1 na final no Estádio Principality, em Cardiff. Mas sofreu em um primeiro tempo difícil, com o Juventus dominando o jogo até o croata Modric assumir o controle da partida.
O jogo estava empatado em 1 a 1 após Ronaldo ter marcado e Mario Mandzukic igualar, mas o Juventus estava criando chances melhores e a rede de Gianluigi Buffon não sofreu ameaças, tirando o gol.
No entanto, com a influência estabilizadora de Modric aumentando, a disputa ficou a favor do time de Zinedine Zidane. Eles lutaram pela vitória, acertando mais vezes a rede de Buffon do que havia acontecido durante o resto do torneio.
Modric no meio-campo
Gareth Bale, assim como Modric um ex-jogador do Tottenham, tinha sido o foco para o jogo, mas Modric se provou crucial para a bem-sucedida defesa de título do Real Madrid.
— O primeiro tempo foi equilibrado. O Juventus veio forte. Nós não tínhamos posse de bola. O segundo tempo foi melhor. Eu disse a eles que continuassem o que estávamos fazendo, mas que pressionassem mais e jogassem de modo mais amplo — disse Zidane aos repórteres.
Com o time usando uma formação 4-4-2, o meio-campo em forma de diamante e sem laterais tradicionais, o ônus de ocupar espaços maiores recaiu em Modric e Toni Kross.
Modric criou a oportunidade para o segundo gol de Cristiano Ronaldo a partir da lateral direita, cruzando a bola para que Ronaldo marcasse e efetivamente acabasse com o jogo.
Chute matador
Além de sua assistência, a elegância do jogador de 31 anos, sua boa percepção para passes e a capacidade de tomar as decisões corretas ajudaram a abrir as oportunidades para que o Real Madrid acertasse o Juventus repetidamente após o intervalo.
— (Zidane) disse que nós tínhamos que ser mais agressivos. Para não permitir que o Juve tivesse a posse de bola. Ao menos não tão facilmente como fizeram no primeiro tempo, após o nosso gol. Nós sentimos que somos um time incrível. Precisamos apenas continuar a fazer o que estamos fazendo. Acredito que podemos vencer muito mais títulos no futuro — disse Modric aos repórteres.
Embora Ronaldo seja o homem que tem o chute matador, Modric é o estrategista da equipe. Ele trabalha silenciosamente para criar caminhos e aberturas para que o Madrid aproveite.
O croata também fez história particularmente, tornando-se o primeiro croata a vencer a competição três vezes. Fica, agora, a frente do ex-zagueiro do Milan, Dario Simic, que levantou a taça em 2003 e 2007.