Os controladores de vôo do país preparam um novo protesto que pode ser o estopim de paralisações ou novas operações-tartaruga em diversos aeroportos brasileiros. A decisão foi tomada em uma reunião nesta última quinta-feira, e a mobilização pode começar nesta sexta-feira. O estopim do problema teria sido a transferência de um dos líderes nacionais da categoria, o sargento Edleuzo Souza Cavalcanti, do Cindacta-1, em Brasília, para um destacamento em Santa Maria (RS). O ministro da Defesa, Waldir Pires, convocou para esta sexta, uma reunião com toda a cúpula do setor aéreo.
Nesta quinta-feira, seis vôos de Manaus (AM) sofreram atrasos com a operação-padrão desencadeada na cidade. Já nesta sexta-feira, em Brasília, deve ocorrer uma manifestação, aproveitando as comemorações do Dia Mundial da Meteorologia.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Tráfego Aéreo, Jorge Botelho, nega que a categoria esteja fazendo operação-padrão, embora não represente os militares. O que estaria sendo feito é uma "retenção de fluxo", explica.
A medida é utilizada para aumentar o espaçamento entre as decolagens, por causa de problemas não solucionados nos equipamentos de Manaus. Botelho advertiu que as lideranças dos sindicatos perderam o controle sobre os colegas.
O equipamento ILS (aparelho que auxilia nos pousos) do aeroporto está fora de operação há um mês. Mas, segundo a Aeronáutica, o equipamento não foi o causador dos atrasos desta quinta. O ILS está em conserto e deveria entrar em funcionamento nesta sexta. A causa do problema no aeroporto de Manaus, segundo a Aeronáutica, teria sido o elevado número de aviões no tráfego monitorado.
Reunião
O brigadeiro Ramon Borges Cardoso, diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, esteve nesta quinta-feira no Palácio do Planalto para entregar à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, um relatório completo sobre o que houve com o hardware e o software, no Cindacta 1, em Brasília, no início do mês, e, em seguida, no Cindacta 2, em Curitiba. A hipótese de sabotagem foi descartada.
No fim de semana, os dirigentes voltarão a se reunir para juntar as propostas apresentadas pelos diversos setores, que serão levadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os controladores civis farão uma assembléia para discutir greve no Rio de Janeiro na próxima segunda-feira. Os controladores do Departamento de Controle de Tráfego Aéreo (Dacta) são apenas 220 no Brasil, mas representam 40% do efetivo do Galeão, o segundo maior aeroporto do País em vôos internacionais.
Crise aérea: controladores podem decretar greve
Sexta, 30 de Março de 2007 às 07:50, por: CdB