Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Crimes de Nicolau podem prescrever em dois meses

Crimes de Nicolau podem prescrever em dois meses

Segunda, 09 de Fevereiro de 2004 às 08:12, por: CdB

A Procuradora do Ministério Público Federal Janice Ascari disse nesta segunda-feira em São Paulo que os crimes praticados pelo juiz Nicolau dos Santos Neto, acusado de usar em benefício próprio parte do dinheiro que seria destinado à construção do Fórum Trabalhista de São Paulo, poderão prescrever entre os meses de abril e maio, se ele não for julgado rapidamente. O juiz seria beneficiado por ter mais de 70 anos, ficando livre de todas as acusações.

Para a Procuradora, "a prescrição é o prazo que o estado tem de processar ou punir uma pessoa. E esse prazo para uma pessoa como mais de 70 anos, como é o caso do juiz Nicolau, ele conta pela metade. Considerando a data dos fatos do desvio de verbas públicas, ocorrido em 1992, e considerando a data do recebimento da denúncia, no fim de abril de 2000, então há a possibilidade concreta de ocorrer a prescrição".

Ainda de acordo com Janice Ascari, para que o julgamento aconteça logo, é preciso ser cumprida uma decisão do Superior Tribunal de Justiça. O processo tem de retornar a São Paulo, para que o Tribunal de Justiça possa apreciar recursos do Ministério Público e da defesa do juiz. Os procuradores querem que o juiz seja condenado por todos os crimes pelos quais ele foi denunciado.

Tags:
Edições digital e impressa