Alunos usuários mais regulares de mensagens de texto SMS em celulares têm menos problemas em ler e falar em sala de aula, segundo um estudo publicado pela British Academ.
O estudo, feito com crianças entre 8 e 12 anos, sugere que pais e professores estimulem a prática como forma de melhorar a atenção fonoaudiológica das crianças.
Segundo o estudo, boa parte das crianças que escreve abreviações de palavras domina a forma de pronunciá-las corretamente.
Pesquisadores também notaram um aumento de atenção quando algumas palavras rimavam com outras.
Os pesquisadores, entretanto, não conseguiram detectar qualquer sinal de que a frequência de texting tem efeito na habilidade de escrever dentro das normas corretas da língua inglesa.
Eles chegaram apenas à conclusão de que usuários frequentes eram mais propensos a ter altas avaliações em testes de fluência verbal.
Professores também constatam o crescimento do uso de linguagens comprimidas, características de SMS, em provas e exames.
O uso de mensagens de texto auxilia no desenvolvimento de habilidades fonoaudiológicas e da capacidade de leitura em crianças.