Rio de Janeiro, 19 de Janeiro de 2026

Criação de Secretaria dos Portos depende de ajustes

Quinta, 19 de Abril de 2007 às 18:15, por: CdB

O ex-ministro Pedro Brito (PSB) afirmou que a criação da Secretaria Nacional dos Portos depende apenas de ajustes jurídicos e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou a decisão política.

Ele afirmou que a secretaria, que deve ficar sob sua responsabilidade, terá estrutura igual a um ministério.

- Todos os estudos estão sendo coordenados pela Casa Civil -, afirmou Brito antes da reunião.

Ele disse apenas que, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está previsto um investimento de R$ 3,4 bilhões para os portos.

Brito afirmou que a criação da secretaria ocorrerá por meio de uma medida provisória, como já havia sido antecipado pela cúpula do PSB.
 
Ele foi alçado ao primeiro escalão do governo quando Ciro Gomes, seu padrinho político, deixou a Integração Nacional para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo PSB do Ceará. Mas teve de deixar o governo quando a pasta foi oferecida a Geddel Vieira Lima (PMDB). Coube ao presidente criar uma secretaria, com status de ministério, para compensar o PSB.
 
A desvinculação dos portos do Ministério dos Transporte era alvo de disputa pelo PR. O partido, antes da reforma ministerial, chegou a ameaçar não integrar o primeiro escalão do governo com uma pasta pela metade.
 
Brito seria recebido em audiência com o presidente no Palácio do Planalto nesta quinta-feira, mas o encontro foi adiado por conta da agenda cheia de Lula.

Tags:
Edições digital e impressa