Rio de Janeiro, 21 de Abril de 2026

CPMI toma depoimentos de envolvidos no <i>valerioduto</i>

Terça, 14 de Março de 2006 às 10:52, por: CdB

A Sub-relatoria de Contratos, da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, tomou os depoimentos de três representantes da Brazilian Express Transportes Aéreos (Beta). Serão ouvidos Willer Martins Giordano, Marco Antônio Pereira e Lauro Pasqualetto Júnior. À tarde, prestaram esclarecimentos Kesia Maria do Nascimento Costa, que seria representante da Quintessential, empresa que estaria ligada à Skymaster; Roberto Kfouri, ex-diretor da Beta; e Roberto Naccache, do grupo Mannesmann, empresa suspeita de doações para campanhas por meio de caixa dois.

Já os membros da Sub-Relatoria de Normas de Combate à Corrupção, também da CPMI, promoveram audiência pública com o chefe do serviço de Perícias Contábeis e Econômicas da Polícia Federal, Clênio Guimarães Belluco, e o coordenador do Programa de Prevenção ao Crime do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime no Brasil, Reiner Pungs. Eles compareceram ao Legislativo, na condição de convidados, para discutir propostas que ajudem a aprimorar os mecanismos de combate à corrupção.

Outra sub-relatoria da CPMI, a que investiga denúncias de irregularidades no Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), também realizou trabalhos nesta terça-feira. Foram tomados os depoimentos do ex-presidente do IRB Demosthenes Madureira de Pinho Filho e do ex-diretor financeiro do órgão José Eduardo Batista.

Ainda nesta terça, as sub-relatorias do IRB e a de Combate à Corrupção realizaram audiência conjunta para ouvir os presidentes do IRB, Marcos de Barros Lisboa; da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados, de Capitalização, de Previdência Privada e das Empresas Corretoras de Seguros (Fenacor), Armando Vergílio dos Santos Júnior; da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), João Elísio Ferraz de Campos; e o secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Otávio Ribeiro Damásio.

Tags:
Edições digital e impressa