Rio de Janeiro, 01 de Fevereiro de 2026

CPIs devem investigar crise aérea a fundo, diz Lula

Segunda, 25 de Junho de 2007 às 08:19, por: CdB

As comissões parlamentares de Inquérito do Apagão Aéreo do Senado e da Câmara devem investigar a fundo as causas do problemas no setor, inclusive possíveis responsabilidades de controladores de vôo, na avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Eu quero que a CPI faça as investigações que tiver que fazer, que adentre profundamente no sistema pra ver o que está falhando, porque, eu  fiz muitas greves na minha vida, e eu consigo perceber quando tem má-fé, quando tem má vontade, quando tem disposição - disse ele, em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente.

Lula também falou sobre o Inquérito Policial Militar (IPM), instaurado a pedido do Ministério Público Militar, sobre a paralisação dos controladores de vôo ocorrida em 30 de março. - O IPM que está sendo feito pelo Ministério Público Militar é muito importante, porque vai detectar quem está fazendo o quê, é importante que se apure com muita seriedade quem foi responsável, quem tentou fazer os passageiros sofrerem o que sofreram nesses últimos nove meses - declarou.

Para o presidente Lula, os controladores, o governo e as empresas aéreas devem agir com mais responsabilidade para que os passageiros não sofram mais com atrasos de vôos. - É preciso os controladores, Aeronáutica, as empresas de aviação, a Infraero, Anac, todos agirem com a maior responsabilidade, na maior harmonia, para que as pessoas saiam de casa com a certeza de que vão encontrar o seu avião no horário e que vão chegar no compromisso marcado no horário - afirmou.

Tags:
Edições digital e impressa