Rio de Janeiro, 18 de Fevereiro de 2026

CPI: Senadores rejeitam quebra de sigilos de ex-presidente da Infraero

Terça, 18 de Setembro de 2007 às 17:08, por: CdB

Por seis votos a cinco a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo no Senado Federal rejeitou pedido de quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico do deputado Carlos Wilson (PT-PE), ex-presidente da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) entre 2002 e 2006.

O pedido de quebra dos sigilos de Carlos Wilson foi feito pelo relator da CPI, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que denunciou a "manobra de politização da CPI" diante da maioria governista que compareceu à comissão para votar contra o requerimento.

Torres disse que, "por razões humanísticas" evitaria pedir a convocação de Carlos Wilson para depor perante a CPI do Senado (ele já depôs perante a CPI da Crise Aérea na Câmara) "porque a bancada governista alegou que ele está com câncer".

Votaram contra o requerimento de Demóstenes Torres os senadores Romero Jucá (PMDB-RR), Valdir Raupp (PMDB-RO), Wellington Salgado (PMDB-MG), Ideli Salavati (PT-SC), Sibá Machado (PT-AC) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS).

A favor do requerimento, além do próprio Demóstenes Torres, votaram Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA), José Agripino (DEM-RN), Raimundo Colombo (DEM-SC) e Mário Couto (PSDB-PA). O presidente da CPI, Tião Viana (PT-AC), não precisou votar, porque só o faria em caso de empate na votação.

Todos os demais requerimentos de pedido de quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico, apresentados pela líder do PT, Ideli Salvati, foram aprovados pela CPI do Apagão Aéreo do Senado.

Após as votações desses requerimentos, a maioria governista deixou o plenário da comissão, onde permaneceram, para a tomada de depoimentos previstos, apenas Demóstenes Torres e o suplente Romeu Tuma (DEM-SP), que presidiu a segunda parte da reunião da CPI.

Foram aprovadas as quebras de sigilo dos seguintes servidores da Infraero: Tércio Ivan de Barros, Mário Brito Risuenho, José João Ferreira Forni, Fernando Perrone, Adyr da Silva e Eduardo Bogalho Pettengill.

A comissão também aprovou a convocação, para depor perante a CPI, de Josefina Valle de Oliveira Pinha, Érica Silveira Duttweiller, Maria Sobreira Dias e Airton Esteves Soares. Além disso, foi aprovado requerimento de Demóstenes Torres solicitando cópias de relatórios de quatro processos da Controladoria Geral da União sobre irregularidades na Infraero.

Tags:
Edições digital e impressa