Rio de Janeiro, 30 de Janeiro de 2026

CPI do Apagão convoca ministro da Defesa e passageiros do <i>Legacy</i>

Quarta, 13 de Junho de 2007 às 16:38, por: CdB

A CPI do Apagão Aéreo da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira requerimentos de convocação do ministro da Defesa, Waldir Pires, do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, e dos passageiros do jato Legacy que se chocou com o Boeing da Gol em setembro do ano passado, matando 154 pessoas.

Serão convocados os sócios da ExcelAir, empresa que havia comprado o Legacy, Ralph Anthony Michelli e David Jefrey Rimmer, o jornalista americano Joseph Sharkey, e o funcionário da Embraer Henry Arthur Yandre.

Os sócios da ExcelAire e o jornalista devem ser ouvidos nos Estados Unidos por uma comissão de deputados, pois o mesmo deverá ser feito com os pilotos Joe Lepore e Jan Palladino, que conduziam o Legacy.

O governo dos Estados Unidos não reconhece uma CPI como instrumento legal. Por isso, não haveria como obrigar os pilotos ou os passageiros do Legacy a virem ao Brasil.

A CPI também aprovou a criação de uma comissão de deputados para viajar até os EUA e tentar ouvir os convocados que moram ali.



 

Tags:
Edições digital e impressa