Rio de Janeiro, 06 de Fevereiro de 2026

CPI da Câmara se reúne amanhã para votar convocações sobre acidente da TAM

Quinta, 19 de Julho de 2007 às 10:59, por: CdB

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo da Câmara marcou reunião para sexta-feira, às 11 horas, informou o relator Marco Maia (PT-RS). Ele está em Brasília e disse que os deputados vão se encontrar durante o recesso parlamentar, que começou ontem, a fim de votar uma série de requerimentos para apurar o acidente ocorrido na terça-feira com o avião da TAM, em São Paulo.

— Assim, vamos poder ter informações o mais rapidamente possível sobre o acidente e não permitir que leve todo esse tempo para que mudanças possam alterar essa situação nos aeroportos brasileiros — disse o relator.

Entre os requerimentos, há pedidos de convocação do presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, do chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), Jorge Kersul Filho, e dos controladores de vôo que trabalhavam no momento do acidente.

O prazo de investigação da CPI na Câmara deve ser estendido, segundo Marco Maia - assim como no Senado (leia ao lado). Ele também quer que dois deputados acompanhem a degravação da caixa-preta nos Estados Unidos, para tentar acelerar a investigação. — Temos que pressionar para que haja uma celeridade para identificar as causas do acidente —.

O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, disse que a caixa-preta será analisada por especialistas do National Transportation Safety Board, em Washington, e a perícia deve ser concluída em 30 dias, podendo ser prorrogados por mais 30.

Em entrevista concedida ontem, o vice-presidente da CPI na Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que o foco terá de ser alterado para investigar o acidente da TAM.

Tags:
Edições digital e impressa