Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Cotas nos concursos públicos do Rio

Quinta, 09 de Junho de 2011 às 09:20, por: CdB

Todo nosso apoio à política de cotas destinadas às populações negra e indígena nos concursos públicos do Rio de Janeiro, anunciada pelo governador Sérgio Cabral. A determinação reserva 20% das vagas em seleções para negros e índios nos quadros do Poder Executivo e das entidades da administração indireta do estado.

O objetivo é incidir diretamente sobre as desigualdades raciais no acesso a empregos públicos. Segundo a ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial) em solenidade durante a assinatura do decreto, "a política de reserva de vagas é uma ação afirmativa que cria condições para a superação da cultura histórica do preconceito contra a população negra".

Para compreendermos melhor o alcance destas medidas, conversamos com o ex-ministro da Igualdade Racial durante o governo Lula e atual deputado federal Edson Santos (PT-RJ).

Edson SantosDeputado, qual o alcance do decreto assinado no Rio que estabelece cotas para índios e negros em concursos públicos?

Tags:
Edições digital e impressa