Rio de Janeiro, 17 de Fevereiro de 2026

Correntistas fazem fila para sacar dinheiro do Northern Rock

Clientes ansiosos formaram longas filas nas agências do Northern Rock em toda a Grã-Bretanha nesta sexta-feira e muitos faziam retiradas de seus depósitos enquanto outros se viam satisfeitos com as medidas de garantia tomadas pela instituição.(Leia Mais)

Sexta, 14 de Setembro de 2007 às 08:45, por: CdB

Clientes ansiosos formaram longas filas nas agências do Northern Rock em toda a Grã-Bretanha nesta sexta-feira e muitos faziam retiradas de seus depósitos enquanto outros se viam satisfeitos com as medidas de garantia tomadas pela instituição.

Temores foram criados pelo empréstimo de emergência do Banco da Inglaterra ao Northern Rock, oitavo maior banco listado em bolsa de valores da Grã-Bretanha, cujo acesso a fundos secou por conta de um aumento no custo de empréstimos entre bancos ocorrido no ambiente de crise mais ampla dos mercados de crédito.

As ações do Northern Rock despencavam quase 25% após o anúncio do empréstimo de emergência. O Banco da Inglaterra afirmou que o Northern Rock é solvente e somente precisa de uma ajuda de curto prazo, porém, muitos clientes não estão dispostos a assumir qualquer risco.

- Eu mandei minhas economias para outro banco - disse John Duncan, 51 anos, após deixar uma agência bancária. - Você leu a manchete no jornal, Northern Rock, pede SOS, se você tem dinheiro lá, o que você faria?

Filas de correntistas se formavam do lado de fora das agências enquanto caixas do banco tentavam acalmar os clientes.

- Nosso dinheiro está bem, eles disseram, então vamos acreditar na palavra deles - disse Robert Butler, que trabalha em uma companhia de manutenção. - Estamos apenas nervosos. Não sabemos o que está acontecendo. Esperamos apenas que tudo se acalme.

O site da Northern Rock também era inundado por acessos, frustrando aqueles que tentam retirar seus recursos online.

- Estou tentando tirar meu dinheiro desde às 7h desta manhã e não estou conseguindo - disse Andrew Murphy, cliente do Northern Rock. - Não quero arriscar minhas economias.

O presidente-executivo do Northern Rock, Adam Applegarth, pediu paciência e informou aos clientes que os negócios estão normais.

- Você não pode ficar em melhor situação do que ser apoiado pelo Banco da Inglaterra - disse o executivo em referência ao empréstimo de emergência.

Tags:
Edições digital e impressa