QUITO, 4 AGO (ANSA) - O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou que vai dar continuidade ao processo judicial contra o jornal equatoriano El Universo por "injúrias caluniosas". No mês passado, o mandatário ganhou o processo em primeira instância.
"Aqui vamos continuar, companheiros, e lembrem-se de que eu não vou ficar com 20 centavos [da indenização]", afirmou Correa, em uma coletiva de imprensa.
Em 22 de março, o presidente entrou com um processo contra o El Universo, seus diretores e seu editor de Opinião, Emilio Palácio, por um texto assinado por ele que dizia que o mandatário ordenou "fogo" durante a rebelião policial de setembro de 2010.
Em julho, os diretores Carlos, César e Nicolás Pérez e o jornalista Palácio foram condenados a três anos de prisão e a uma multa de US$40 milhões por injúria.
Correa atribuiu essa vitória inicial à "defesa horrorosa" tanto do jornal quanto dos réus e assegurou que sua apelação obedece "estratégias processuais".
"Seguramente deve ter doído até a alma desse juiz ter-nos dado toda a razão, mas não tinha outro remédio", assegurou o presidente.
Durante uma visita de Correa ao Peru para participar da posse do presidente eleito Ollanta Humala, o jornal peruano El Correo publicou em sua versão on-line a manchete "Repúdio" e chamou o equatoriano de "aprendiz de ditador que persegue a liberdade de expressão". (ANSA)
Rio de Janeiro, 08 de Outubro de 2026
Edições digital e impressa