Rio de Janeiro, 30 de Janeiro de 2026

Corpo de brasileiro seqüestrado no Iraque é encontrado

Quinta, 14 de Junho de 2007 às 16:46, por: CdB

O corpo do engenheiro brasileiro João José Vasconcellos Jr., desaparecido no Iraque em 19 de janeiro de 2005, chegou nesta quinta-feira a São Paulo, segundo nota divulgada pelo Itamaraty.
De acordo com a nota, os restos mortais foram encontrados no Iraque, e a identidade de Vasconcellos foi confirmada "em exame realizado por peritos forenses".

A repatriação foi providenciada com o apoio da Embaixada do Brasil no Kuwait, segundo o Itamaraty.

O Ministério das Relações Exteriores disse também que foram feitos exames adicionais em São Paulo, e o corpo será enviado agora a Juiz de Fora, em Minas Gerais.

"Como se recorda, desde o desaparecimento do cidadão brasileiro, foram realizados inúmeros contatos, inclusive no mais alto nível, junto a governos estrangeiros e entidades não-governamentais. Personalidades políticas, esportivas e religiosas fizeram apelos humanitários, e familiares do engenheiro gravaram mensagens, veiculadas na imprensa escrita e em cadeias de televisão dos países árabes. Membros das comunidades árabe e islâmica no Brasil também cooperaram na busca de informações", afirma a nota.

Em nota o Itamaraty "apresenta a sua família e amigos as expressões do mais profundo pesar".

Vasconcellos trabalhava para a construtora Norberto Odebrecht. Ele desapareceu em janeiro de 2005 depois de ser levado como refém em uma emboscada ao veículo em que viajava, nos arredores da cidade de Baji.

Poucos dias depois, a TV árabe Al Jazeera, baseada no Catar, divulgou imagens de documentos pesssoais e pertences do engenheiro, assim como uma reivindicação do ataque pelos grupos Brigadas Al Mujaheddin e Exército Ansar al-Sunna.
 

Tags:
Edições digital e impressa