A Coréia do Norte concordou em tomar os primeiros passos para o desarmamento nuclear em troca de doações de combustível para o país. O enviado chinês Wu Dawei disse que um importante consenso foi alcançado no final da reunião envolvendo seis países - China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Estados Unidos, Japão e Rússia - realizada em Pequim, nesta terça-feira.
Dawei disse que o governo da Coréia do Norte aceita fechar o reator de Yongbyon em troca de 50 mil toneladas de doações em combustível. Segundo o acordo a Coréia do Norte vai receber outro milhão de toneladas de combustível quando inutilizar permanentemente suas operações nucleares. A última rodada de negociações está ocorrendo desde quinta-feira. As delegações participantes trabalharam até a noite de segunda-feira para acertar os últimos detalhes do acordo.
Antes da reunião o negociador norte-americano, Christopher Hill, disse que havia pedido para os norte-coreanos pararem de interromper as negociações e aceitarem um acordo.
- Colocamos tudo na mesa - tinha dito ele.
- Eles precisam tomar uma decisão - acrescentou.
As negociações envolvendo seis países já se estendiam por mais de três anos, mas com poucos avanços.A pressão internacional sobre a Coréia do Norte aumentou depois de outubro, quando o país realizou seu primeiro teste nuclear.