A Coréia do Norte está disposta a abandonar seu programa de armas nucleares se os Estados Unidos cessarem sua política hostil. O anúncio foi feito por um porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores norte-coreano.
Embora anúncios similares tenham sido emitidos por Pyongyang anteriormente, o deste domingo se produz em meio aos preparativos de uma segunda rodada multilateral para discutir o possível desarmamento nuclear norte-coreano. A primeira rodada aconteceu em Pequim em agosto passado e nela participaram, além das duas Cantas e a China, Estados Unidos, Japão e Rússia.
O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, que concluiu neste domingo uma visita ao Japão e se encontra na Coréia do Sul, afirmou neste sábado que mesmo com essas garantias americanas de segurança para a Coréia do Norte não afetarão a vulnerabilidade de seu aliado japonês.
A Coréia do Norte reconheceu em outubro do ano passado que mantinha um programa nuclear secreto, em violação a um acordo com os Estados Unidos de 1994, abrindo uma crise de segurança no nordeste da Ásia.