O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne nesta terça e quarta-feira para definir a taxa básica de juros (Selic) para os próximos 45 dias.
Atualmente a Selic está em 11,25% ao ano. Essa é a taxa que remunera os títulos do Serviço Especial de Liquidaçãoe Custódia (Selic). No primeiro dia, o colegiado de diretores do Banco Central assiste a exposições doschefes de departamento sobre o desempenho de cada segmento do mercado, no Brasil e no exterior, com foco especial no controle da inflação.
No segundo dia, eles decidem como fica a taxa. Os encontros começam sempre depois das 15h e ocupam o resto do dia. A decisão será divulgada na quarta-feira, depois do fechamento dos mercados, a partir de de 18h.
Na reunião passada, em outubro, o Copom interrompeu a trajetória de quedada Selic iniciada em setembro de 2005 (quando estava em 19,50% ao ano). Na ata da reunião, o comitê indicou temer que o aumento da demanda interna ponha em risco a trajetória de queda da inflação.
Para a reunião deste mês, os analistas de mercado projetam que o processo de redução da taxa básica de juros só será retomado no próximo ano, quando deve chegar em dezembro a 10,25% ao ano.
A previsão de que a Selic seja mantida em 11,25% está no Boletim Focus, elaborado semanalmente com as perspectivas de 100 instituições do mercado financeiro.
Copom se reúne para definir taxa básica de juros
Terça, 04 de Dezembro de 2007 às 09:19, por: CdB