Da Redação
A Copa Sul-Minas contou com três edições, disputadas entre 2000 e 2002. Como o nome já diz, contou com a presença de clubes de Minas Gerais e dos três estados do Sul do Brasil, mas foi cancelada logo depois, tendo o Cruzeiro como maior vencedor, ao erguer duas taças. Antes da Copa Sul-Minas, aconteceu a disputa da Copa Sul, que teve apenas uma edição, realizada em 1999. O torneio teve a presença de 12 clubes, com a final sendo disputada em três partidas entre Paraná e Grêmio, com o time do Rio Grande do Sul levando a taça.
Os mineiros estavam sem uma competição adicional para jogar naquela época, enquanto cariocas e paulistas estavam envolvidos no Rio-São Paulo, existia também a Copa Norte, Copa Centro-Oeste e a Copa do Nordeste. Então, Cruzeiro, América e Atlético se uniram aos sulistas neste novo torneio.
O Internacional fez campanhas fracas na competição e em nenhuma das três edições conseguiu chegar na semifinal do torneio. O Grêmio acabou duas vezes em quarto lugar na Sul-Minas, enquanto o Cruzeiro teve dois títulos e um vice, para o América.