O secretário da Agricultura e Pecuária do Estado, Carlos Matos, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) Eduardo Bessa e os gerentes dos 18 Agropolos regionais se reúnem nesta terça-feira no Centro de Treinamento em Extensão (Cetrex), em Caucaia, para debater o fortalecimento da agricultura irrigada cearense por meio da assistência técnica que beneficie os pequenos produtores.
Na ocasião, será legitimado o convênio entre a Seagri e a Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa que garante bolsas no valor de R$ 1.450 a R4 2.900, destinadas ao pagamento de 25 técnicos agrícolas que vão prestar assistência técnica em 3.370 hectares de terra irrigáveis.
De acordo com o especialista em fruticultura da Seagri, Francisco das Chagas Santos, esta parceria vai permitir que 1.249 produtores, de 42 municípios cearenses passem a receber um acompanhamento mais personalizado, contribuindo para o desenvolvimento de 86 projetos de irrigação assistidos pelo programa Caminhos de Israel.
O especialista esclarece que este programa foi criado em 1999, com o intuito de desenvolver, junto aos pequenos produtores reunidos em associações, a fruticultura irrigada, o cultivo de hortaliças, flores e pecuária intensiva.