Faltando quatro meses para o início dos jogos Pan Americanos, os controladores de vôo alertam para a possibilidade de um novo caos aéreo nos aeroportos. Os técnicos criticam a falta de um plano de ação para evitar transtornos aos usuários neste período.
Conforme os controladores, a Aeronáutica ainda não repassou informações sobre reforço de pessoal e escala de trabalho. Eles afirmam que nem as companhias aéreas foram chamadas para apresentar estratégias para atender o excesso de demanda, que já é maior devido ao período de férias.
Os controladores teriam alegado que cada profissional só poderá manter sob sua responsabilidade seis aviões simultaneamente e que, se o número superar esse limite, será necessário restringir o fluxo. Isso poderá causar efeito cascata, com atrasos em todo o País.
- Há uma grande preocupação com o aumento de helicópteros nos corredores do Rio, que, ao contrário de São Paulo, não é uma área plana", disse o presidente da Infraero, José Carlos Pereira.
Denúncia
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) recebe nesta segunda-feira a denúncia de assédio moral e coação sofrida pelos controladores de vôo brasileiros por parte da Aeronáutica. A acusação do procurador do Trabalho de São Paulo, Fábio Fernandes, foi encaminhada também à Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Internacional de Aviação Civil.
A Força Aérea Brasileira informou que a jornada de trabalho dos controladores é respeitada e que só vai se pronunciar sobre as denúncias depois de ser notificada.
Controladores alertam para caos aéreo no Pan
Segunda, 12 de Março de 2007 às 07:57, por: CdB