Rio de Janeiro, 31 de Dezembro de 2025

Conservadores britânicos ficam mais perto de um frágil acordo

Depois de dias de tumulto político desencadeado por sua aposta fracassada na eleição antecipada, os conservadores retomaram as negociações. Reuniu-se com o Partido Democrático Unionista da Irlanda do Norte (DUP).

Quinta, 15 de Junho de 2017 às 13:32, por: CdB

Depois de dias de tumulto político desencadeado por sua aposta fracassada na eleição antecipada, os conservadores retomaram as negociações. Reuniu-se com o Partido Democrático Unionista da Irlanda do Norte (DUP).

 

Por Redação, com Reuters - de Londres

 

Primeira-ministra do Reino Unido, a conservadora Theresa May está mais perto de fechar um acordo para se segurar no cargo. Ela negociava com um pequeno partido protestante da Irlanda do Norte nesta quinta-feira. Mas precisará enfrentar uma batalha relativa à desfiliação britânica da União Europeia. O chamado Brexit, em poucos dias, terá início nas conversas formais de separação.

may-2.jpg
Primeira-ministra britânica, Theresa May, está cada vez mais enfraquecida junto aos conservadores

Depois de dias de tumulto político desencadeado por sua aposta fracassada na eleição antecipada, o Partido Conservador da premiê retomou as conversas com o Partido Democrático Unionista da Irlanda do Norte (DUP, na sigla em inglês). Objetiva conquistar o apoio de seus 10 parlamentares.

No final da quarta-feira, May disse que as negociações estavam em curso. O incêndio que devastou um prédio residencial de 24 andares de Londres, matando ao menos 17 pessoas, no entanto, foi priorizado.

Enfraquecida

Arlene Foster, a líder do DUP, conversou com May em Downing Street na terça-feira. Mas a rede Sky News noticiou que ela voltou a Belfast na noite de quarta-feira. Deixou que correligionários continuassem as negociações.

— Estamos continuando a conversar, mas hoje, como vocês irão imaginar, o foco realmente esteve nesta tragédia terrível em Londres — disse May.

Mesmo prestes a selar um acordo para garantir a sobrevivência de seu governo, May está tão enfraquecida que sua estratégia para o Brexit passou a ser debatida publicamente dentro de próprio partido.

Tags:
Edições digital e impressa