Rio de Janeiro, 19 de Fevereiro de 2026

Conselho de Ética pretende suspender processo contra Renan

Terça, 25 de Setembro de 2007 às 09:38, por: CdB

O senador João Pedro (PT-AM), relator da segunda representação contra Renan Calheiros (PMDB-AL) no Senado, confirmou que vai apresentar na reunião do Conselho de Ética, nesta quarta-feira, um pedido de sobrestamento (suspensão temporária) das investigações sobre o caso. Essa investigação corre paralelamente ao Conselho de Ética da Câmara, porque há o envolvimento do irmão de Renan, deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL). Ele teria vendido uma fábrica com preço acima do de mercado para a cervejaria Schincariol. Em troca, a empresa, com dívidas de R$ 100 milhões no Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS), teria sido favorecida pelo senador Renan Calheiros junto à Previdência.

A idéia, segundo João Pedro, é parar o processo no Senado até que a Câmara conclua suas investigações ou, pelo menos, confirme que Renan Calheiros supostamente praticou tráfico de influência em favor da Schincariol.

- Sobrestar não é arquivar, é retomar os trabalhos mais à frente. Não estamos arquivando. Não existe arquivamento da representação número dois. Estamos aguardando e isso pode aprofundar, ter desdobramentos na investigação - disse ao negar que a paralização seja uma manobra para arquivar a representação.

João Pedro deixou claro que vai "acompanhar sistematicamente" as investigações do Conselho de Ética da Câmara.

- Os trabalhos da Câmara já estão adiantados e podem trazer novos elementos ao processo. Vamos ter acesso aos autos e aos depoimentos que envolvem Olavo Calheiros - afirmou.

A proposta que será apresentado pelo senador amanhã deve passar por votação dos demais membros do Conselho de Ética.

- O sobrestamento teve a concordância de um número significativo de integrantes da Câmara - comentou.

João Pedro ainda informou que hoje à tarde deve se encontrar com o relator do caso na Câmara, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), para tratar do assunto.

Tags:
Edições digital e impressa