O presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), devolveu à Mesa Diretora o processo contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de receber ajuda de um lobista para pagar despesas pessoais.
Quintanilha pediu, através de um despacho enviado à secretaria-geral, que os integrantes da Mesa se reúnam e decidam pela "admissibilidade" do processo. O presidente do Conselho de Ética devolveu o processo à Mesa Diretora depois que pareceres jurídicos do Senado apontaram falhas na investigação. A Mesa terá que se reunir para decidir o futuro do caso.
Os pareceres questionam, por exemplo, a perícia que a Polícia Federal fez em documentos apresentados por Renan, acusado de receber ajuda de um lobista para pagar despesas pessoais.
Os pareceres ainda dizem que o processo de Renan deveria ser aberto somente depois do aval dos integrantes da Mesa. Ao receber o pedido de processo, o então presidente do Conselho de Ética, Sibá Machado (PT-AC), devolveu no dia 31 de maio a representação para a Mesa Diretora.
Conselho de Ética devolve processo contra Renan à Mesa Diretora
Segunda, 02 de Julho de 2007 às 15:51, por: CdB