Rio de Janeiro, 27 de Setembro de 2026

Congresso aprova projeto da LDO de 2012

Quarta, 13 de Julho de 2011 às 07:59, por: CdB

O Plenário do Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara e do Senado) aprovou há pouco o substitutivo da Comissão Mista de Orçamento ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012. O texto será encaminhado para a Presidência da República para sanção.

O texto aprovado é o parecer do relator, deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG), que acolheu ontem uma série de reivindicações do Executivo e dos partidos.

Na sessão de hoje, o PSDB havia feito um requerimento para que fosse incluído no texto um dispositivo que obrigasse o governo a destacar, na lei orçamentária, as obras destinadas à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. O requerimento foi retirado após o compromisso do líder do governo no Congresso, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), de que essa medida será incluída na própria lei orçamentária ou em um decreto presidencial.

Mendes Ribeiro também se comprometeu a pedir a inserção, na proposta orçamentária de 2012, de uma sugestão do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) para desburocratizar o uso de verbas públicas destinadas a entidades de apoio às pessoas com deficiência. Otávio Leite quer permitir a transferência dessas verbas de fundo a fundo, sem ter de passar por convênios. “Em razão das regras atuais, as emendas em favor dessas instituições não vêm sendo executadas”, argumentou.

A votação da LDO foi concluída e, em seguida, o Congresso encerrou a Ordem do Dia.

Continue acompanhando esta cobertura.

*Matéria atualizada às 13h28.

Tempo real:12:56 - PSDB quer incluir na LDO identificação individual de obras da Copa12:45 - Tendência do governo é vetar nova meta de deficit, diz relator da LDO12:07 - Congresso Nacional inicia a Ordem do Dia11:57 - DEM vai interromper obstrução para votar a favor da LDO11:51 - Líder do PSDB diz que partido votará a favor da LDO11:42 - Congresso inicia sessão para votação da LDO08:06 - Congresso vota hoje a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Pierre Triboli

Tags:
Edições digital e impressa