Rio de Janeiro, 17 de Agosto de 2026

Conflitos no Afeganistão deixam 17 mortos

Quinta, 02 de Outubro de 2003 às 13:18, por: CdB

Ao menos 17 pessoas foram mortas em conflitos envolvendo soldados do governo afegão, guerrilheiros do Talibã e as forças lideradas pelos Estados Unidos no sul do Afeganistão, disseram autoridades na quinta-feira. Dez soldados do governo e duas crianças foram mortos na quarta-feira à noite quando 16 integrantes do Talibã atacaram na área de Nish, a cerca de 60 quilômetros de Kandahar (sul do país), disse o general Atta Mohammad, comandante de forças do governo.

Mohammad afirmou que um combatente do Talibã foi morto e um outro ferido no combate. Segundo o general, soldados afegãos e 12 militares das forças lideradas pelos EUA estavam perseguindo os agressores. Dois suspeitos haviam sido detidos. Uma outra autoridade disse que ao menos quatro supostos guerrilheiros do Taliban haviam sido mortos na região de Nish na quarta-feira quando helicópteros das forças lideradas pelos norte-americanos dispararam contra os veículos deles.

Uma autoridade do Ministério das Relações Exteriores afegão em Spin Boldak, cidade próxima da fronteira com o Paquistão, disse que os guerrilheiros voltavam da Província vizinha de Uruzgan um dia depois de ter havido choques com soldados afegãos naquela região. "O Talibã atacou vários veículos das forças afegãs e roubou comandantes locais do governo", disse a autoridade, sem dar maiores detalhes.

Mais de 300 pessoas foram mortas nos combates iniciados em agosto, o período mais sangrento experimentado pelo país desde a deposição do Taliban, em 2001. Entre as vítimas há civis afegãos, funcionários de grupos de ajuda humanitária, soldados e ativistas.

Tags:
Edições digital e impressa