Conflito entre oposição e governo deixa ao menos 25 mortos na Ucrânia
Após tumultos mais sangrentos na história recente da Ucrânia, opositores se preparam para novos confrontos com tropas do governo. Encontro entre presidente e oposicionistas termina sem acordo. Ao menos 25 pessoas morreram nos confrontos entre manifestantes e forças do governo em Kiev
Quarta, 19 de Fevereiro de 2014 às 08:04, por: CdB
Após tumultos mais sangrentos na história recente da Ucrânia
Após tumultos mais sangrentos na história recente da Ucrânia, opositores se preparam para novos confrontos com tropas do governo. Encontro entre presidente e oposicionistas termina sem acordo. Ao menos 25 pessoas morreram nos confrontos entre manifestantes e forças do governo em Kiev, capital da Ucrânia, na noite desta terça para quarta-feira, segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde.
Além das vítimas fatais, outras 241 pessoas foram hospitalizadas, incluindo 79 policiais e cinco jornalistas, afirma a nota. Um repórter do diário ucraniano Westi foi morto a tiros por um mascarado. Já o Ministério do Interior afirmou que ao menos nove policiais morreram em meio aos tumultos.
Segundo informações da mídia, ainda não confirmadas, outros corpos estariam sendo velados no convento Michailovsky, na capital ucraniana. No total, as autoridades do país afirmaram que até mil pessoas podem ter saído feridas.
Após horas de confronto, a polícia ganhou terreno durante a noite na Praça da Independência (Maidan), centro de três meses de protestos contra o presidente ucraniano, Viktor Yanukovych. Um prédio sindical ao lado da praça, usado como quartel-general pela oposição, teve de ser evacuado por causa de um incêndio.
Os tumultos se espalharam para ao menos três cidades do oeste ucraniano. A polícia informou que os manifestantes ocuparam as sedes administrativas nas cidades de Ivano-Frankivsk e Lviv. Segundo relatos da mídia, os manifestantes também teriam incendiado a principal delegacia da cidade de Ternopil.
Após os tumultos mais sangrentos na história recente da ex-república soviética, opositores do governo se preparam para novos confrontos com as forças de segurança na Praça da Independência. Na manhã desta quarta-feira, os policiais já ocupavam um terço da praça, enquanto novos ônibus com manifestantes provenientes do oeste do país chegavam a Kiev.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.