A confiança do consumidor brasileiro aumentou em abril, devido a melhoras sobre a situação atual, que teve recorde, e das expectativas, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgada nesta terça-feira. O índice subiu 3,5% sobre março, para 115,3 pontos, com ajuste sazonal.
"Em abril, tanto as avaliações sobre o momento atual quanto as expectativas com relação aos próximos meses tornaram-se mais favoráveis", afirmou a FGV em nota.
O componente de situação atual aumentou 2,8%, para 125,2 pontos, o maior patamar da série histórica. O de expectativas subiu pelo segundo mês, em 4,1%.
A avaliação sobre as finanças pessoais foi a melhor da série iniciada em setembro de 2005: a porcentagem de consumidores avaliando a situação financeira familiar como boa elevou-se para 22,3% em abril, ante 19,3% em março. Para o futuro, o número de consumidores esperando melhora da situação econômica aumentou para 26,8% neste mês, ante 23,2% no passado.
A pesquisa foi feita com mais de 2 mil domicílios em sete capitais brasileiras entre 1 e 20 de abril.