Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Conferência da Paz apela à não violência

Começou nesta terça-feira a I Conferência da Paz no Brasil com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade brasileira, a partir do Congresso Nacional, para o tema da paz. A deputada Selma Schons (PT-PR), uma das organizadoras do evento, explica que a intenção é "repercutir, na Câmara dos Deputados, o movimento que foi iniciado com o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2005, e ajudar a impulsionar, no Brasil, a Década Internacional de uma Cultura de Paz e Não-Violência, lançada pela Unesco". (Leia Mais)

Terça, 08 de Março de 2005 às 08:48, por: CdB

Começou nesta terça-feira a I Conferência da Paz no Brasil com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade brasileira, a partir do Congresso Nacional, para o tema da paz. A deputada Selma Schons (PT-PR), uma das organizadoras do evento, explica que a intenção é "repercutir, na Câmara dos Deputados, o movimento que foi iniciado com o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2005, e ajudar a impulsionar, no Brasil, a Década Internacional de uma Cultura de Paz e Não-Violência, lançada pela Unesco". A Campanha da Fraternidade deste ano é ecumênica e tem como tema a solidariedade e a paz.

Reitor da Universidade da Paz e um dos palestrantes da conferência, Pierre Weil defendeu o estabelecimento de nova cultura da paz, "em lugar da cultura da guerra que domina o mundo atualmente". Pierre comparou o Brasil à França, onde todas as ruas tem nomes de marechais e há monumentos aos mortos em guerra. O palestrante ressaltou que no Brasil não há essa cultura, mas, ao contrário, há uma cultura de paz. Pierre Weil disse, no entanto, que essa cultura brasileira está ameaçada pelo narcotráfico e pelo crescimento da violência.

O conceito de cultura da paz foi definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) durante os anos 90. Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou a primeira década do milênio como a da cultura da paz. A I Conferência da Paz, promovida por instituições civis e apoiado pela Bancada Feminina da Câmara, começou às 9 horas no Auditório Nereu Ramos, na Câmara. Na solenidade de abertura estiveram presentes o presidente da Câmara, Severino Cavalcati; ministros, parlamentares e lideranças da sociedade civil.

Tags:
Edições digital e impressa