Rio de Janeiro, 22 de Outubro de 2026

Concurso premia boas práticas de professores

Já estão abertas as inscrições para a terceira edição do prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação (MEC), para selecionar experiências bem-sucedidas em educação. São quatro categorias correspondentes às etapas da educação básica: educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio. (leia mais)

Segunda, 18 de Agosto de 2008 às 13:41, por: CdB

Já estão abertas as inscrições para a terceira edição do prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação (MEC), para selecionar experiências bem-sucedidas em educação. São quatro categorias correspondentes às etapas da educação básica: educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio.

Segundo o MEC, o objetivo é valorizar os professores que desenvolvem em sala de aula práticas pedagógicas inovadoras. Os interessados devem se inscrever até 24 de outubro. O professor deve enviar ao MEC via Correios a documentação exigida no edital, além do relato da experiência. A lista dos documentos está disponível no site do ministério.

Podem participar apenas professores da educação básica da rede pública e das instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais conveniadas ao sistema público de ensino. A seleção e avaliação das práticas será feita até 14 de novembro.

Os vencedores em cada categoria ganharão prêmio de R$ 5 mil, além de troféu e certificado. As escolas onde foram desenvolvidas as experiências receberão R$ 2 mil para aquisição de equipamentos audiovisuais ou multimídia.

O concurso é uma parceria do ministério com as fundações Bunge e Orsa, os institutos Pró-Livro e Votarantim, Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

Tags:
Edições digital e impressa