Por Omar Mota 27/06/2011 às 12:12
As palavras permitem que as pessoas dêem a elas quaisquer significados que desejarem, segundo a pura conveniência.
Assim a sociedade pode se tornar uma abstração, embora seja formada por indivíduos que são considerados concretos.
E ao mesmo tempo o mercado, este sim, que é um conceito na cabeça de alguns especialistas, não é uma abstração, mas algo "concreto" ao ponto de ter uma personalidade própria, independente da sociedade, que não existe, pois é uma abstração.
Assim tambem a riqueza é apenas algo fabricado pelo sistema comercial. O que já existia na natureza, e que é aproveitado pela indústria não é riqueza. Pois a pobreza é o estado natural da humanidade. Ou seja a natureza é pura pobreza. Significando que as coisas naturais não tem valor nem utilidade. Vejam o exemplo o das pessoas, da vida, do Sol, dos mares, da superficie da Terra. Estas coisas não tem valor nem importancia, pois são coisas da natureza que é pura pobreza.
Apenas aquilo que surgiu após o capitalismo, pode ser considerado riqueza. Ou seja a verdadeira vida e a verdadeira humanidade, a verdadeira cultura, o verdadeiro conhecimento só vieram a existir após a "revolução" industrial e comercial capitalista.