Rio de Janeiro, 08 de Fevereiro de 2026

Conac anuncia medidas para reduzir vôos em Congonhas

Segunda, 30 de Julho de 2007 às 16:35, por: CdB

O Conac (Conselho Nacional de Aviação Civil) anunciou nesta segunda-feira algumas medidas para melhorar e aumentar o fluxo de passageiros e vôos nos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas, e acelerar a transferências de vôos não comerciais para Jundiaí. Nelson Jobim disse que a expectativa é a redução de 151 vôos diários em Congonhas.

Ssegundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim, essas medidas visam acabar com as escalas e conexões no aeroporto de Congonhas, palco do acidente com Airbus da TAM no último dia 17 que matou cerca de 200 pessoas.

— O aeroporto de Congonhas não será mais de escalas, conexão. Serão vôos diretos, numa faixa máxima de duas hora — ", disse.

O Conac quer que a Infraero reestude até 20 de outubro deste ano o espaço dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos para "acomodar" os passageiros de Congonhas. O conselho quer, ainda, a avaliação de uma eventual contratação emergencial de salas de embarque pré-fabricadas nos dois aeroportos.

Na resolução aprovada na reunião desta segunda, o Conac pede ainda que a Infraero solicite ao Poder Judiciário a liberação de espaços ocupados por "empresas falidas ou em recuperação judicial" nesses aeroportos.

O Conac determina ainda que a Infraero apresente em 30 dias um estudo de racionalização e otimização do fluxo de passageiros no terminal 1 do aeroporto de Guaraulhos.

Já sobre Jundaí, o Conac solicita que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) inicie "imediatamente" para a transferência para a cidade de vôos particulares de Congonhas. O conselho quer que essa transferência seja completa até 31 de dezembro de 2007.

Tags:
Edições digital e impressa