Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Conab eleva estimativa de safra para níveis recordes neste ano

Quarta, 07 de Abril de 2010 às 10:47, por: CdB

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou, nesta quarta-feira, sua estimativa para a safra total de grãos e oleaginosas do Brasil em 2009/10 para um recorde de 146,3 milhões de toneladas, ante 143,9 milhões de toneladas na previsão de março, devido ao bom volume de chuvas nas áreas de maior produção e à elevação da previsão para o milho.

Se confirmada, a produção ficará 8,3% acima das 135,1 milhões de toneladas produzidas em 2008/09, de acordo com o sétimo levantamento de grãos da entidade. O recorde anterior era da safra 2007/08, quando o país produziu 144,1 milhões de toneladas.

"Esse resultado se deve à maior utilização de tecnologia, comportamento que vem se observando no decorrer dos últimos anos, aliado às condições climáticas favoráveis durante o desenvolvimento das lavouras", explicou a Conab, em nota.

Segundo a instituição, a área cultivada no país está estimada em 47,6 milhões de hectares, queda de 0,2% ante a safra anterior. Dentre as principais culturas, o milho segunda safra e soja apresentaram crescimento da área cultivada em relação a 2008/09. No levantamento de abril, a Conab verificou um crescimento de 3% na safrinha de milho em relação a 08/09, para 5 milhões de hectares. Na previsão de março, a companhia havia previsto 4,73 milhões de hectares para a segunda safra do cereal.

A estatal ressaltou ainda que a área da soja cresceu 6,8% em 09/10, para 23,2 milhões de hectares.

"As precipitações bem distribuídas beneficiaram, principalmente, a soja entre as fases de enchimento de grãos e maturação em Minas Gerais e na Bahia, o milho primeira safra na mesma fase em Minas Gerais, o desenvolvimento vegetativo do milho segunda safra no Paraná, no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul e em Goiás", explicou a Conab.

Milho safrinha

A Companhia também elevou a estimativa para a safra total 2009/10 de milho de 51,4 milhões de toneladas em março para 54,1 milhões nesta quarta-feira, e ante 51 milhões na safra passada.

O destaque ficou com o milho safrinha, cuja safra está estimada 20,7 milhões de toneladas, contra 18,4 milhões na previsão anterior e 17,3 milhões em 2008/09, com um crescimento de área de plantada.

"A recuperação se deu no Mato Grosso, que aumentou sua área de plantio em quase 25% em relação ao mesmo tipo de safra...", informou o estudo.

A previsão para o milho primeira safra, em processo de colheita no centro-sul, passou de 33 milhões de toneladas em março para 33,4 milhões nesta quarta-feira, ante 33,6 milhões em 2008/09.

A produtividade média prevista para a primeira safra de milho é de 4.157 quilos por hectare, 14,5% maior que a alcançada na safra 2008/09.

A área cultivada com o milho primeiro safra é de 8 milhões de hectares, contra 8,1 milhões na previsão de março e 9,2 milhões em 2008/09. Essa redução, segundo a Conab, deve-se ao elevado volume de produto no mercado e aos preços praticados abaixo do esperado pelos produtores.

Área colhida

Já a previsão para a soja, com a maior parte da área colhida, sofreu uma leve redução para 67,4 milhões de toneladas, contra 67,6 milhões na previsão anterior. Em 2008/09, o país produziu 57,2 milhões de toneladas.

Segundo a Conab, a atual safra foi beneficiada pelos preços mais atraentes e perspectivas futuras de mercado mais atrativas comparativamente às culturas concorrentes, sobretudo à do milho.

O maior crescimento de área de soja foi observado na região Sul, 643,4 mil hectares, com destaque para o Estado do Paraná, com 435,4 mil hectares a mais que em 2008/09.

Segundo a Conab, a colheita até 31 de março em todo o país totalizava 65,1%, correspondendo a 43,87 milhões de toneladas. No Centro-Oeste, onde o plantio teve início em setembro, 90,9% da produção já havia sido colhida.

A safra 2009/10 de algodão em pluma foi estimada pelo órgão em 1,27 milhão de toneladas, contra 1,23 milhão em março, com ligeira alta ante 2008/09. A área plantada é de 836 mil hectares, queda de 0,9% em relação à safra anterior.

Já a nova safra de trigo começa a ser semeada efetivamente a partir de abril, e há uma indefinição sobre a área a ser cultivada devido ao comportamento do mercado e do preço do grão. Em 2009, o país produziu 5 milhões de toneladas de trigo, segundo a Conab.

Máquinas agrícolas

Outro fator que consolida as margens de crescimento no campo é o fato de as vendas de máquinas agrícolas no Brasil terem subido 23,9% em março sobre fevereiro de 2010, somando 6.602 unidades, informou nesta quarta-feira a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Na comparação com março de 2009, as vendas subiram 59,1%, e no trimestre essas vendas acumulam 16.507 unidades.

Em março, a produção de máquinas atingiu 7.903 unidades, alta de 22,3% contra fevereiro e crescimento de 40,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. A produção acumulada nos três primeiros meses é de 20.250 unidades, uma alta de 37,9%.

As exportações em unidades foram de 1.159 em março contra 1.123 em fevereiro e 1.770 em março de 2009.

Em valores, as exportações somaram 155,41 milhões de dólares, alta de 28,4% sobre fevereiro e avanço de 48% sobre março do ano anterior. De janeiro a março as vendas externas do setor sobiram 24,4%, para 375,17 milhões de dólares.

O nível de emprego entre as fabricantes de máquinas agrícolas fechou o primeiro trimestres em 16.083 postos ocupados, uma queda de 0,1% sobre fevereiro, mas um aumento de 5,1% sobre março passado.

Tags:
Edições digital e impressa