Cerca de 200 pessoas eram esperadas, nesta quinta-feira para uma manifestação, em frente à seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na avenida Marechal Câmara. O movimento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), a Frente Estadual contra a Remoção, a Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio (Faferj e a Pastoral das Favelas, entre outros.
O Ato Público Contra a Violência dos Despejos e da Remoção - por uma Cidade Justa! tem por finalidade chamar a atenção para a forma como a Prefeitura do Rio vem ameaçando remover moradores de comunidades - 75 mil cariocas correm o risco de perder suas moradias. São cerca de 30 comunidades, sendo que 16 em Jacarepaguá, Barra e Recreio, instaladas em áreas de obras dos Jogos Pan-Americanos.
Antes do protesto, as instituições envolvidas produziram o seminário Cidade: direito de todas as pessoas, no Ibase. Pela manhã, foi debatido o tema Favela é cidade: da luta contra a remoção ao meio ambiente como direito.