Rio de Janeiro, 31 de Janeiro de 2026

Complexo do Maracanã já está fechado para o Pan

Quinta, 21 de Junho de 2007 às 08:16, por: CdB

O Complexo do Maracanã já está fechado para as adaptações que o CO-Rio fará para os Jogos Pan-Americanos. Dezenas de tendas e a estrutura de overlay (arquitetura efêmera) para a entrada no estádio já está sendo montada no Célio de Barros, que também abrigará o Centro de Convivência do evento.

Na manhã de quarta-feira começou a retirada de mil metros quadrados do gramado central do Maracanã para a instalação do palco da cerimônia de abertura do evento.

A grama retirada será transportada para a Unidade de Produção Fazenda dos Ipês, em Cachoeiras de Macacu, onde será replantada em um solo igual ao do Maracanã. Lá, o gramado será tratado para que, ao final dos Jogos Pan-Americanos, seja replantado, sem qualquer dano.

A grama retirada será substituída por outra da mesma espécie para os jogos de futebol que acontecerão durante o Pan. Não haverá, portanto, qualquer dificuldade durante o evento esportivo. Serão ao todo disputadas seis partidas no Maracanã: quatro semifinais (masculino e feminino) e duas finais.

Além do gramado central, cerca de 500 metros quadrados da parte lateral também foram retirados para a construção de uma pista por onde os guindastes usados na montagem do palco irão trafegar.

Também já estão sendo instalados os três novos placares no Maracanã. Mais modernos e com alta definição, eles ficarão no lugar dos antigos e possuem 1,2m x 16,2m.

Segundo o Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, os antigos placares serão aproveitados em outros locais a serem ainda definidos, mas um deles, deverá ir para o Estádio Caio Martins, em Niterói, que também é administrado pela Suderj.

Dois telões com 6m x 10m, posicionados pendurados nas marquises atrás dos gols, também já estão sendo instalados. Através deles os espectadores poderão ter uma visão privilegiada da cerimônia de abertura do Pan, bem como dos jogos que acontecerão durante e após o Pan.

As escadas rolantes, que derão acesso aos camarotes, inclusive para facilitar a entrada dos portadores de necessidades especiais, também já foram instaladas, faltando apenas a conclusão da parte elétrica.

O ginásio do Maracanãzinho também passa pelos últimos detalhes antes do evento-teste que será realizado no dia 30 de junho, com a partida entre as seleções femininas do Brasil e da Sérvia. Nesta quinta foram instaladas as lonas verde e amarela das rampas helicoidais.

Segundo Eduardo Paes, o Complexo do Maracanã já está praticamente todo pronto para o evento do Pan.

"O Maracanã está de portas abertas e pronto para receber o maior evento esportivo de todas as américas. Faltam apenas alguns detalhes que estarão prontos até o dia 30 de junho. Tenho certeza que mais uma vez o Maracanã será palco de mais um evento inesquecível", avaliou.
As infromações são da Secretaria de Comunicação do governo do Estado.

Tags:
Edições digital e impressa