Rio de Janeiro, 01 de Fevereiro de 2026

Complexo do Alemão pode ganhar teleférico

Quinta, 21 de Junho de 2007 às 15:27, por: CdB

O Complexo do Alemão, no subúrbio do Rio, pode ganhar um teleférico. Na próxima semana chegam ao Rio engenheiros colombianos e europeus para dar consultoria sobre o projeto de instalação da atração na favela. O transporte está incluído no projeto de urbanização da favela, que será realizado pelo governo do estado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Segundo Vicente Loureiro, subsecretário de Projetos de Urbanismo Regional e Metropolitano, da Secretaria estadual de Obras, das três comunidades contempladas pelo PAC - Rocinha, Alemão e Manguinhos -, Ramos é a que tem mais chances de ter um teleférico.

Até agosto, será enviado à Caixa Econômica Federal, o projeto das obras no Alemão, orçadas em R$ 450 milhões. A reurbanização da favela inclui construção de escolas, unidades de atendimento médico de 24 horas, creches, pavimentação de ruas, iluminação e construção de moradia para quem vai ser removido de áreas de risco.

As obras deverão ser iniciadas em outubro. A previsão de conclusão é de quatro anos.
 

Tags:
Edições digital e impressa