Rio de Janeiro, 08 de Fevereiro de 2026

Companhias terão que se adaptar à redução de vôos para Congonhas, diz ministro

Quarta, 01 de Agosto de 2007 às 15:42, por: CdB

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta quarta-feira que as companhias aéreas terão que se ajustar às mudanças previstas nas resoluções do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac).

No dia 20 de julho, três dias depois do acidente com o Airbus da TAM, o órgão determinou a redução do número de pousos e decolagens no aeroporto de Congonhas e o redirecionamento dos vôos para os terminais de Guarulhos e Viracopos, em Campinas.

— Não se atenderá a interesse de empresas se houver prejuízo à segurança. A regra é a segurança, não as conveniências —, disse o ministro, após participar de uma cerimônia no Palácio do Planalto.

Ontem, representantes do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) estiveram no Ministério da Defesa para debater as mudanças do Conac. Segundo o ministro, os sindicalistas foram recebidos pelo assessor especial do Ministério da Defesa, brigadeiro Jorge Godinho.

O ministro disse que, na próxima semana, chamará os presidentes das empresas aéreas para conversar pessoalmente sobre o assunto.

Tags:
Edições digital e impressa